Robalo braseado
wave

ROBALO BRASEADO EM AZEITE, LOURO E ALHO COM LEGUMES MAR E TERRA

Ingredientes (2 pessoas)

800g de robalo filetado com pele
1 dente de alho esmagado
60g cebola cortada em meia lua
20cl de vinho branco
20g de chorão do mar fresco
50g de folhas de alface lavadas e escorridas
80g de feijão verde cortado em pedaços
60g de cenoura cortada às rodelas finas
70g de abóbora sem casca cortada em pedaços
60g de curgete cortada em pedaços
20g de tomate seco
50g de manteiga sem sal
2 folhas de louro
½ dl de azeite
Sal e pimenta q.b.


Instruções de Preparação

1. Tempere os filetes de robalo, ou outro peixe, a seu gosto, com sal e pimenta.
Nota do Chef: A espécie do peixe utilizado pode ser qualquer um a seu gosto, se pedir para lhe fazerem os filetes, será mais fácil de cozinhar. Pode também utilizar as espinhas do peixe para fazer um caldo para utilizar posteriormente em outros cozinhados, como arroz ou massada de peixe.

2. Numa frigideira com um fio de azeite adicione meio dente de alho, a folha de louro e a cebola e deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos em lume médio/forte. Adicione os filetes de robalo e frite-os de ambos os lados, refresque com o vinho branco, deixe reduzir a metade e reserve.

3. Numa frigideira ou caçarola, adicione a manteiga, uma quantidade igual de água, meio dente de alho, a folha de louro e deixe fervilhar por 1 minuto.

4. Adicione os legumes pela seguinte ordem, a cenoura, o feijão verde, a curgete, a abóbora e o tomate seco, tape e deixe cozinhar por 2 ou 3 minutos.
Nota do Chef: Os legumes cozinhados desta forma ficam mais saborosos por concentrarem os seus aromas num processo de cozedura rápido e com pouco caldo.

5. Por fim adicione as folhas de alface, o chorão do mar e o caldo de ter cozinhado os filetes do robalo, retifique o sal e a pimenta e emprate.
Nota do Chef: Inseri tomate seco e a variedade de alga chorão do mar com o intuito de sugerir que comecemos a incorporar outros ingredientes cheios de sabor, sejam eles com origem dos nossos produtores agrícolas ou dos nossos “produtores de algas”, que cada vez melhor as partilham connosco para fazerem parte da nossa base alimentar.
Bom proveito!

Chef António Alexandre